Make your own free website on Tripod.com
Dicas do Criadouro Paulista
As dicas a seguir, tem como origem anos de experiências e muito de observação, essas dicas podem ser úteis para criadores iniciantes e até mesmo para os mais experientes, afinal estamos sempre aprendendo e com certeza por mais conhecimento que tenhamos, vamos sempre encontrar uma ou outra coisa da qual nós nunca tínhamos ouvido falar e que de fato funciona.
Gala Difícil
Durante a época de reprodução, é necessário que o criador disponha de tempo para observar seus pássaros, caso contrário poderão ocorrer alguns problemas que podem vir a comprometer o bom desenvolvimento de sua criação, um dos motivos freqüentes, se refere ao fato de algumas fêmeas acasalarem com o canto de um determinado macho e este não ser o escolhido pelo criador como reprodutor para aquela fêmea.

Neste caso uma boa dica , é ainda bem cedo antes de amanhecer ou começar qualquer movimento no criadouro, soltar o macho com a fêmea, normalmente ela deve se colocar em posição de cópula antes mesmo de verificar se é o macho por ela escolhido. Lembrando ainda que isso deve ser feito antes do dia claro, caso contrário a fêmea certamente rejeitará o macho.
A Fêmea Não Pede Gala
Pode ocorrer de alguma fêmeas aprontarem o ninho e não pedir gala para o macho, em alguns casos, o que o criador pode fazer é retirar a gaiola da prateleira e leva-la para fora do criadouro, com isso a fêmea que é territorialista sente-se intimidada e acaba por aceitar a cobertura. Isso com certeza deve ocorrer com fêmeas de pouca idade, passado esse período, é provável que ela venha a agir normalmente.
Quando a Fêmea Não Sabe Tratar dos Filhotes

As fêmeas filhas de boas criadeiras, normalmente herdam da mãe esta qualidade, no entanto pode acontecer de uma ou outra não saber tratar de sua prole, se isso não for notado rapidamente pelo criador pode acarretar na perda da ninhada. Uma boa dica é jogar dentro do ninho com os filhotes recém-nascidos, alguns farelinhos da ração de tratamento, como o curió é muito cuidadoso com a higiene do ninho, a fêmea certamente irá pegar os farelos e com isso passará a oferece-los aos filhotes adquirindo assim o hábito de alimenta-los.