Make your own free website on Tripod.com
FREQUÊNCIA DE CANTO DO CURIÓ

Só existe “Som” se houver vibração de um corpo físico, os corpos ao serem submetidos a vibrações produzem “Sons”. Um determinado corpo que vibra mediante a ação de um fluxo de ar 50 vezes por segundo está na freqüência de 50 Hz. Logo 10 vibrações por segundo 10 Hz. E assim por diante. Hz é a abreviatura da palavra Hertz nome do cientista que estudou este fenômeno físico e em sua homenagem instituiu-se o seu nome como unidade de medida de freqüência, ou seja: O número de vibrações por segundo (HZ).

Quando um Curió produz uma nota musical esta nota assume na escala de freqüências vários valores sendo que nos interessa os extremos, ou seja: A menor e a maior freqüência registrada naquela emissão sonora, logo se entende que existe uma variação de freqüências em cada emissão, logo concluímos que sendo o canto formado por um conjunto de emissões sonoras as variações das freqüências são enormes, contudo nos interessa apenas saber em que intervalo elas ocorrem.

A audição humana normal escuta sons com freqüências de 20 a 20.000 vibrações por segundo, logo cada vibração por segundo é chamada de Hertz ou simplesmente HZ, concluímos que a audição humana abrange uma faixa de 20 a 20.000 HZ. Para que você tenha uma idéia a nota musical mais grave do teclado do piano tem 27 vibrações por segundo, ou seja, 27HZ, e a nota mais aguda 4.000 vibrações, ou seja, 4.000HZ; daí concluirmos que a freqüência do canto do Curió encontra-se dentro desta faixa. Cada curió canta em uma faixa de freqüência diferenciada dependendo da sua Seringe e do seu timbre, contudo todos eles cantam dentro de um intervalo que vai de 2.000 a 4.000 HZ(s) aproximadamente.

Baseado no exposto deve escolher um Auto Falante que cubra com o máximo de fidelidade médias e altas freqüências, possibilitando uma audição correta de todos os sons que compõem o timbre do Curió em questão.

O uso de tweeter prejudica as emissões de médias freqüências do timbre e privilegia as altas freqüências tornando o canto linear, ou seja, todo ele é transformado em alta freqüência perdendo as freqüências médias. É o famoso “Canto Fino”.

Tenho usado por vários anos com bons resultados o Falante:

Automotive Series

GOL / ESCORT – 240 Watts – PMPO

Coaxial – APC-570 4 OHMS.

Este Falante atende as exigências técnicas e econômicas do fim a que se destina.Esta é a minha opinião.

Espero ter esclarecido o assunto, contudo ponho-me ao seu dispor para complementações que se façam necessárias.

<< VOLTAR